PDF; A escola de Gramsci

A escola de Gramsci

A ESCOLA UNITÁRIA DE ANTONIO GRAMSCI

a escola era para Gramsci uma instituição destinada, por missão histórica, a preparar o novo intelectual para a sociedade socialista. Assim, à medida que a escola era o instrumento por excelência para a formação dos intelectuais, ampliou se não somente a noção do próprio intelectual, mas também a de escola.

A ESCOLA NO PENSAMENTO DE GRAMSCI

A “escola unitária” de Gramsci seria o desfecho de todo o processo de crise da velha escola – crise esta determinada pela agonia da sociedade e da cultura tradicionais, pré industriais, com o que a escola se separou da vida, tornando se “desinteressada” demais ou “especializada” demais.

Antonio Gramsci Biografia, Resumo, Frases, Livros

Segundo Gramsci, o objetivo da batalha pela mudança é conquistar, um a um, todos os instrumentos de difusão ideológica (escolas, universidades, editoras, meios de comunicação social e sindicatos), já que os principais confrontos ocorrem nas esferas culturais e não nas fábricas, nas ruas ou nos quartéis, como muitos pensam.

Resenha do livro: NOSELLA, Paolo A escola de Gramsci 3

concepção educativa de Gramsci passa, portanto, pela idéia de educar a partir da realidade viva do trabalhador e não de doutrinas frias e enciclopédicas. base nessa concepção, ele e seu grupo criam uma escola de cultura em torno da revista Ordine Nuovo (dezembro de 1920), com o objetivo de formar os intelectuais do futuro

ANTONIO GRAMSCI

6 ANTONIO GRAMSCI Apontamentos e notas para um conjunto de ensaios sobre a história dos intelectuais, 92 Posição diversa dos intelectuais de tipo urbano e de tipo rural, 100 Observações sobre a escola: para a investigação do princípio educativo, 114 Cartas aos familiares, 127 Cronologia, 139

Kindle A escola de Gramsci

  • PDF Pensando a Arteterapia: Arteterapia Clínica

  • PDF Minhas mãos corriam para cima

  • PDF Comunicar Em Portugues: Livro
  • 0 Response to "PDF; A escola de Gramsci"

    Post a Comment

    Iklan Atas Artikel

    Iklan Tengah Artikel 1

    Iklan Tengah Artikel 2

    Iklan Bawah Artikel